Logo AME-SP
 
 
Ícone de Telefone

(11) 2360 8900

Ícone de E-mail
ame@ame-sp.org.br
Ícone do Facebook Ícone do Youtube Ícone do Instagram Ícone do Twitter  
 

Ana Rita de Paula recebe prêmio de Direitos Humanos

A doutora em Psicologia Clínica, Ana Rita de Paula, ganhou, no dia 10 de dezembro do ano passado, Dia Nacional de Luta pelos Direitos Humanos, o "Prêmio Direitos Humanos 2004", categoria "Pessoas com Deficiência", entregue pela Secretaria Nacional de Direitos Humanos, em reconhecimento por sua vida devotada à causa das pessoas com deficiência. A cerimônia ocorreu em Brasília, no Salão Nobre do Palácio do Planalto. Em 2001, também por sua luta pelos direitos das pessoas com deficiência, Ana Rita de Paula recebeu o Prêmio USP de Direitos Humanos (categoria individual). A psicóloga possui deficiência congênita progressiva, milita no movimento em defesa dos direitos das pessoas com deficiência, desde 1980, quando liderou a criação do NID-Núcleo de Integração de Deficientes, organização formada por pessoas com e sem deficiência.
Ela é assistente técnica da Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo e presta consultoria ao Ministério da Saúde, à Prefeitura de São Paulo, ao Centro de Reabilitação das Obras Sociais da Irmã Dulce (BA), à organização não-governamental Sorri-Brasil (SP), e, em caráter voluntário, colabora com a entidade CVI-Araci Nallin. Atualmente, se prepara para prestar concurso para vaga de professor doutor do Instituto de Psicologia da USP. O Prêmio Direitos Humanos 2004 é uma honraria concedida pelo governo brasileiro, desde 1995, a pessoas e organizações que tenham se destacado na defesa dos direitos humanos. 
Ana Rita nasceu em São Paulo, em 1962. Já na infância, foi diagnosticada como portadora de uma rara deficiência congênita progressiva. Deixou de andar por volta dos oito anos, quando descobriu, na cadeira de rodas, um instrumento importante para sua independência. "Na escola, convivi com as demais crianças e isso foi fundamental para me tornar defensora ferrenha e divulgadora incansável da educação inclusiva." Em 1984, formou-se, pela USP, em Psicologia. Lá também conquistou o grau de Mestre em Psicologia Social (1986/1993) e o grau de Doutora em Psicologia Clínica (1994/2000). Tanto a dissertação de mestrado como a tese de doutorado foram realizadas em meio à rotina diária de dona de casa, militante no movimento das pessoas com deficiência e profissional na área da reabilitação. 
Com a dissertação de mestrado "Corpo e Deficiência, Espaços do Desejo. Reflexões sob(re) a Perspectiva Feminina", Ana Rita buscou compreender os significados sociais e individuais da deficiência e da mulher com deficiência. A tese de doutorado, "Asilamento de Pessoas Portadoras de Deficiência", é um libelo contra a internação de pessoas com deficiência, muitas vezes, desde a mais tenra idade, até a morte, em instituições totais. Ana Rita lutou para que a Constituição Federal, a Constituição do Estado de São Paulo e a Lei Orgânica do Município de São Paulo incluíssem diversos direitos das pessoas com deficiência. 
"Certamente, minha militância no movimento das pessoas com deficiência, foi determinante para meu desenvolvimento enquanto pessoa e cidadã, para minha formação acadêmica e para os rumos que tomariam minha carreira profissional", destaca.

Fonte: Jornal da AME edição nº 49

 
 
Please update your Flash Player to view content.

Destaques AME

Estudo Comparado da Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência

Estudo Comparado da Lei...

Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência de São Paulo publicou o livro...
+ saiba mais...
AME RECEBE SELO DE ÉTICA PROBARE PELO SEGUNDO ANO CONSECUTIVO

AME RECEBE SELO DE ÉTICA PROBARE...

AME RECEBE PELO SEGUNDO ANO CONSECUTIVO O SELO DE ÉTICA PROBARE (PROGRAMA BRASILEIRO DE...
+ saiba mais...
GOVERNO LANÇA CENTRAL DE LIBRAS COM TECNOLOGIA ICOM

GOVERNO LANÇA CENTRAL DE LIBRAS...

O Governo do Estado de São Paulo lançou o primeiro posto da Central de Libras, nesta...
+ saiba mais...
 
Home
Quem Somos
Associado
Vagas / Profissionais
Cadastro de Currículos
Área exclusiva para funcionários
QUIOSQUE
Serviço / Projeto
Recrutamento e Seleção
Sensibilização
Como contratar pessoas com deficiência
Serviços Terceirizados
Intérprete de Libras
 
Clínica
Nossa localização
Sede
Rua Serra de Botucatu, 1.197 - Tatuapé
CEP 03317-001 - São Paulo - SP

Clínica
Rua Dr. Miguel Viêira Ferreira, 69 - Tatuapé
CEP 03071-080 - São Paulo - SP
Redes Sociais
Acompanhe a AME:
Atendimento
Para mais informações:
(11) 2360 8900
ame@ame-sp.org.br
 
Divulgações
Divulgue a sua marca em
nosso site!

Entre em contato para
mais informações!

 
09.12.2018