Escolha uma Página
Laboratório de
Tecnologia Assistiva

AME Lab

A tecnologia é um dos principais vetores de evolução da AME. Buscamos direcionar nossos esforços para aproveitar os avanços da ciência na criação de soluções de inclusão e acessibilidade. Nesse sentido, criamos em 2020 o AME Lab. Abrigado na estrutura do Inova BRA, plataforma colaborativa de inovação do Bradesco, o AME Lab é um laboratório de pesquisa e desenvolvimento com foco em tecnologia assistiva.

Por meio das mais modernas técnicas de inteligência artificial, como visão computacional, machine learning e data mining, o AME Lab vem criando novos produtos e serviços, além de aprimorar a oferta de soluções já disponíveis no mercado.

Atualmente temos três projetos principais em andamento. O maior deles é uma plataforma de atendimento automatizado para pessoas com deficiência auditiva, com soluções de avatares e um sistema de atendimento telefônico acessível. Para tanto, a plataforma emprega técnicas de inteligência artificial, como visão computacional, processamento de linguagem natural e criação de imagens generativas autônomas.

Nossa segunda frente de trabalho está no desenvolvimento de um programa de monitoramento autônomo para idosos que moram sozinhos. A ideia é fazer com que o sistema aprenda os hábitos do indivíduo para que dispare alarmes em casos emergenciais, como quedas, quebras de rotina ou comportamentos inesperados. Por fim, estamos trabalhando ainda em uma plataforma de gestão de cuidadores. Trata-se de um sistema de rastreamento indoor, através do qual é possível localizar um cuidador e até mesmo enviar uma mensagem com um pedido de ajuda através de comandos de voz, incluindo também o desenvolvimento de sistemas de automação residencial.

Com esses projetos, buscamos integrar tecnologias de ponta à nossa experiência em inclusão e acessibilidade a fim de criar um mundo sem barreiras para todos, com mais independência, autonomia e liberdade.

Tecnologias

Web Real Time Communication

Soluções de comunicações de voz, vídeo e texto em tempo real para navegadores e dispositivos móveis.

    Deep Learning

    Técnica para treinamento de computadores com objetivo de realizar tarefas como seres humanos, o que inclui reconhecimento de fala, identificação de imagem e previsões.

    Speech recognition

    Soluções que utilizam voz como interface
    e interação aplicadas a IOT.

    Computer Vision

    Soluções que utilizam imagem como interface e interação como identificação de gestos e comportamentos.

    Internet of Things

    Soluções com conectividade de objetos físicos com a internet, cujos equipamentos têm tecnologia embarcada capazes de coletar e transmitir dados.

    Big Data

    Soluções que reúnem, organizam e estruturam grandes volumes de dados para construir e retornar informações qualificadas e de apoio a tomada de decisões.

    Skip to content
    Close Bitnami banner
    Bitnami