Escolha uma Página
o que fazemos

Centro de
Desenvolvimento Humano

O Centro de Desenvolvimento Humano (CDH) é a unidade clínica da AME, localizada no bairro do Tatuapé, próximo à estação Carrão do Metrô, na zona Leste de São Paulo. Em atividade desde 1993, conta com profissionais especializados nas áreas de Neuropediatria, Fonoaudiologia, Fisioterapia, Terapia Ocupacional, Neuropsicologia, Psicologia, Psicopedagogia e Serviço Social. 

 

Com abordagem terapêutica interdisciplinar, o CDH promove a integração e discussão entre as diversas visões profissionais. O resultado é a percepção do indivíduo em sua totalidade, viabilizando intervenções clínicas que assegurem o desenvolvimento pessoal e a inclusão social.

Serviços Oferecidos

O CDH oferece serviços de diagnóstico, intervenção terapêutica e orientação familiar. São realizadas sessões individuais de atendimento especializado, com programações específicas para:

  • Bebês que apresentem alterações em seu desenvolvimento
  • Crianças e adolescentes com sequelas de síndromes neurológicas que resultem, ou não, em alguma deficiência, assim como dificuldades emocionais e de aprendizagem
  • Adultos, especialmente em psicoterapia e/ou outras necessidades evidenciadas

Serviços clínicos

Serviço Social

A abordagem do Serviço Social no CDH/AME tem um enfoque sistêmico. No contato inicial buscamos, ao lado dos pais, compreender as relações familiares a partir da queixa que os fez buscar atendimento.

Nossa equipe de serviço social:

  • Realiza anamnese e participa das reuniões interdisciplinares
  • Acompanha os casos em atendimento, participando de orientações específicas aos familiares no decorrer de todo o processo 
  • Atende pessoas da comunidade que buscam orientações diversas
Neuropsicologia

A neuropsicologia é a ciência que estuda a relação entre o comportamento humano e o funcionamento do cérebro.

A avaliação neuropsicológica consiste em uma investigação detalhada das diferentes funções mentais, entre elas: concentração, memória visual, memória verbal, capacidade de cálculo, planejamento, capacidade de abstração, habilidades viso-motoras, funções de linguagem e inteligência. 

Por meio do uso de instrumentos (testes, baterias, escalas) padronizados, a disciplina avalia as funções cognitivas cujo diagnóstico auxilia no planejamento da reabilitação

A avaliação pode ser indicada em casos de Traumatismo Cranioencefálico (TCE), decorrente de acidentes, Acidente Vascular Cerebral (AVC), Doenças Degenerativas (Doença de Alzheimer, Doença de Parkinson, Esclerose etc.), distúrbios da memória e atenção, distúrbios do desenvolvimento e da aprendizagem.

Sua atuação, portanto, é voltada para a avaliação e reabilitação de pessoas que apresentam alguma alteração cognitiva e/ou comportamental, associada às diversas patologias que afetam o sistema nervoso central. Aplica-se a crianças, adultos e idosos.

Em todos esses casos, a avaliação neuropsicológica poderá indicar um perfil de todas as funções mentais, comprometidas ou não, e apontar a eventual necessidade de um programa de reabilitação.

Psicopedagogia

A identificação das causas dos problemas de aprendizagem requer uma intervenção especializada. Muito embora o aprender seja um processo natural, ele resulta de uma complexa atividade mental, no qual estão envolvidos processos de pensamento, percepção, emoções, memória, motricidade, mediação etc.

O psicopedagogo é o profissional preparado para o diagnóstico e o tratamento dos problemas de aprendizagem. Através do diagnóstico, identifica as causas da problemática e elabora um plano de trabalho terapêutico, individual, orienta a família e estabelece parceria com a escola, visando à progressiva resolução do problema que se apresenta.

Atua com ênfase em:

  • dificuldades e distúrbios de aprendizagem que comprometam o desempenho escolar: motivação em relação à aprendizagem, leitura e escrita (elaboração de textos, ortografia) e raciocínio lógico
  • desenvolvimento e estimulação das habilidades cognitivas
  • ampliação do universo lúdico e criativo, redescobrindo o prazer em aprender
  • lentidão no processo de aprendizagem, decorrente de deficiência intelectual
Fisioterapia

Tem o objetivo de tratar distúrbios neurológicos que envolvam ou não disfunções motoras. Atua com foco na recuperação de funções, entre elas a coordenação motora, a força e o equilíbrio, assim como melhorar e/ou manter a capacidade funcional, promovendo maior independência do indivíduo.

Trabalha também com bebês, orientando a família sobre a estimulação e ganho das etapas motoras (rolar, sentar, engatinhar etc.), procurando desenvolver as capacidades do indivíduo desde o nascimento. Também atende adultos e idosos. As sessões são individuais.

Psicologia

A agitação, o estresse e as exigências da vida diária contribuem, em grande parte, para a desordem dos afetos, levando o indivíduo a buscar saídas, nem sempre saudáveis, para amenizar ou evitar o desconforto emocional.

O atendimento psicológico é indicado nas dificuldades emocionais que causam sofrimento, impedindo o desenvolvimento individual e interferindo nas relações interpessoais.

Nossa área de psicologia realiza avaliações que contribuem para a elaboração de um diagnóstico diferencial, no âmbito de nossa equipe interdisciplinar. Atendemos crianças, adolescentes e adultos em sessões individuais. Realizamos também orientação às famílias e, sempre que necessário, às escolas.

Oferecemos serviços de:

  • psicodiagnóstico
  • psicoterapia individual
  • terapia de casal
  • orientação familiar

O atendimento é indicado para diferentes tipos de problemas e dificuldades, como:

  • distúrbios de comportamento
  • dificuldades de relacionamento (interpessoal, familiar, conjugal)
  • ansiedade
  • depressão
  • estresse
  • questões referentes à autoestima
  • transtorno de humor
  • transtornos alimentares
  • pânico
  • fobias
  • luto e perdas
Fonoaudiologia

Atua na prevenção, diagnóstico, orientação e tratamento da comunicação oral e escrita, audição, voz e motricidade oral.

Comunicação oral: atraso ou distúrbio no desenvolvimento da linguagem, troca, omissões e distorções de letras na fala, disfluência (gagueira), implantação de sistema de comunicação alternativa nos casos em que não é possível desenvolver oralidade. 

Leitura e escrita: alterações relacionadas ao processo de aprendizagem da leitura e escrita, como dificuldades na fluência, velocidade e compreensão de leitura e erros na escrita.

Audição: prevenção e detecção de perdas auditivas, ou alterações do processamento central, que podem dificultar o desenvolvimento da comunicação.

Voz e fluência verbal: prevenção de problemas como rouquidão, alterações na qualidade vocal, fluência verbal, bem como aprimoramento desses aspectos.

Motricidade oral: nesta especialidade a terapia tem como objetivo habilitar, ou reabilitar funções relacionadas à respiração, sucção, mastigação, deglutição, expressão facial e articulação da fala, propiciando melhor condição da fala, alimentação e respiração. O trabalho em parceria com o ortodontista, na correção da arcada dentária, é importante para a otimização do resultado.

O atendimento é para todas as idades, desde o recém-nascido. As sessões são individuais, ou em grupo, quando há indicação.

Estimulação Precoce: auxilia o desenvolvimento da compreensão, através da exploração de objetos e contextos comunicativos. Desenvolve a musculatura orofacial, visando o desenvolvimento articulatório e adequação das funções de alimentação e respiração. Somando-se compreensão, interação e articulação, surge a capacidade da fala. 

Também oferecemos serviços de orientação e acompanhamento de recém-nascidos e bebês no decorrer do processo de aleitamento materno.

Terapia Ocupacional

A Terapia Ocupacional tem como objetivo a máxima independência funcional. Faz uso de recursos terapêuticos específicos visando à reabilitação e maior grau de independência do indivíduo nas tarefas de vida diária, tais como: alimentação, vestiário, higiene, lazer e trabalho. 

Atua na estimulação precoce de crianças com atraso no desenvolvimento neuropsicomotor, orientando posicionamento e o brincar adequado a cada fase do desenvolvimento, além da funcionalidade e interação com os objetos. Também é indicada para adultos e idosos que tenham demandas em suas rotinas, principalmente para casos neurológicos (paralisia cerebral, AVC, TCE etc.) e alterações psiquiátricas. O atendimento é individualizado ou em grupo, quando há indicação.

Os profissionais da AME avaliam, prescrevem e, quando necessário, acompanham o uso de tecnologia assistiva, como adaptações de dispositivos, mobiliários e cadeira de rodas, bem como adaptações ambientais.

Estimulação Precoce

O CDH, com sua proposta clínica de interdisciplinaridade, realiza discussões programadas para todos os casos, o que facilita o processo de reflexão acerca do trabalho realizado pela equipe. Essa forma de atuação em relação a um grupo tão específico, como o das famílias com bebês com algum distúrbio e/ou atraso no seu desenvolvimento, leva a equipe a estar sempre atenta, buscando aprofundar discussões e embasamento teórico comum às áreas de atuação. Nessa reflexão e discussão, sempre presentes na prática, entendemos como fundamental não apenas a avaliação desses bebês, mas também o acolhimento aos pais.

Algumas crianças precisam ser estimuladas para que possam atingir determinadas fases do desenvolvimento. Essa estimulação tem o papel de desenvolver suas capacidades desde o nascimento. As áreas envolvidas na estimulação precoce são a fonoaudiologia, a fisioterapia e a terapia ocupacional. Além disso, nossos profissionais estão sempre atentos para a necessidade do olhar da psicologia, no acolhimento às famílias. 

A estimulação precoce visa o desenvolvimento global da criança, respeitando seu ritmo e valorizando cada conquista.

Outros Serviços 

ICOM

Uma central de tradução simultânea disponível em tempo real que conecta, intérpretes de libras a surdos. Saiba mais

Cuidadores

Nosso Programa de Acompanhante da Pessoa com Deficiência foi desenvolvido para promover a autonomia. Saiba mais

VivaUp

O conceito de moradias coletivas se modernizou e tem ganhado adeptos ao redor do mundo. Saiba mais

Intérprete de Libras

A AME conta com um time de intérpretes de Libras (Língua Brasileira de Sinais) capacitado. Saiba mais

Skip to content
Close Bitnami banner
Bitnami