o que fazemos
Intérprete de Libras
A AME conta com um time de intérpretes de Libras (Língua Brasileira de Sinais) capacitado para atuar em palestras, eventos, cursos e workshops, além de atividades regulares em empresas, salas de aula de cursos técnicos e universitários.
Fluente na língua de sinais e na língua falada do país, o intérprete é treinado para dominar processos, modelos, estratégias e técnicas de tradução e interpretação. Muitas vezes esse profissional também tem formação específica na área de sua atuação, como Educação e Pedagogia, por exemplo.
A Língua Brasileira de Sinais (Libras) é uma língua espaço-visual diferente das línguas orais, que são lineares e escritas. A Libras é composta por parâmetros mínimos para leitura e expressão, tais como expressões corpo-faciais, uso das mãos (configuração de mãos) e uso do espaço (frente ao corpo). Pode ser definida como uma língua natural usada pela maioria dos surdos no Brasil.



Intérprete de Libras Educacional
É o responsável por acompanhar o aluno com deficiência auditiva, realizando a intermediação da comunicação entre aluno, professor e colegas de sala.
Os profissionais intérpretes de Libras podem atuar de duas maneiras:
- Interpretação simultânea e consecutiva em Libras para alunos fluentes em Libras
- Interpretação Orofacial com alunos não fluentes em Libras
Deste modo, o intérprete viabiliza o acesso dos alunos aos conhecimentos e conteúdos curriculares em todas as atividades didático-pedagógicas: atividades em sala de aula, laboratórios e demais locais, visitas técnicas externas durante o horário das aulas, interação com os colegas de sala e com todos os que fazem parte do ambiente escolar.
O profissional também auxilia os professores na concepção das atividades e avaliações (conforme adaptação curricular), para que eles possam avaliar os alunos dentro das suas condições em termos ortográficos e estruturais da língua, prestando, sempre que possível, assessoria para o corpo docente.


Fundamentação legal
A importância do uso de Libras foi reconhecida pelo Decreto Federal 5296/04, que regulamentou a Lei 10.098/00. O texto estabelece critérios para a promoção da acessibilidade prevendo, entre outros, o acesso a sistemas de comunicação, que devem ser oferecidos usando também a língua de sinais. No Brasil, o surdo tem a Libras como sua língua materna natural reconhecida oficialmente pela Lei Federal 10.436 de 24/04/2002, regulamentada pelo Decreto nº 5626 de 22/12/2005.Pela Lei Estadual 10.958 de 27/11/2001, o estado de São Paulo passou a considerar a Libras como parte da formação continuada, reforçando a necessidade de qualificar profissionais da Educação, da Saúde e outras áreas para o uso desse idioma em suas rotinas de atendimento ao público.


Educação
A AME seleciona e capacita profissionais para atuar como tradutores e intérpretes de Libras
Cursos e oficinas
Além dos serviços para profissionais, também realizamos cursos e oficinas personalizados para empresas. A metodologia adota o conceito de Fast Learning, garantindo que, em pouco tempo, os participantes estarão aptos a se comunicar em Libras.
Para saber como funcionam e como contratar nossos serviços de intérpretes e treinamentos, entre em contato.
Outros Serviços
ICOM
Uma central de tradução simultânea disponível em tempo real que conecta, intérpretes de libras a surdos. Saiba mais
Cuidadores
Nosso Programa de Acompanhante da Pessoa com Deficiência foi desenvolvido para promover a autonomia. Saiba mais
VivaUp
O conceito de moradias coletivas se modernizou e tem ganhado adeptos ao redor do mundo. Saiba mais
Intérprete de Libras
A AME conta com um time de intérpretes de Libras (Língua Brasileira de Sinais) capacitado. Saiba mais