Serviços

Clínicos

Centro de Desenvolvimento Humano

O Centro de Desenvolvimento Humano (CDH) é a unidade clínica da AME. Localizado no bairro do Tatuapé, próximo ao Metrô Carrão, na zona Leste de São Paulo, oferece serviços de diagnóstico, intervenção terapêutica e orientação familiar. 

Inaugurado em 1993, o espaço é referência no atendimento interdisciplinar. Seu corpo clínico é formado por profissionais especializados nas áreas de neuropediatria, neuropsicologia, psicologia, psicopedagogia, fonoaudiologia, fisioterapia e terapia ocupacional. 

 

O CDH oferece sessões de atendimento terapêutico especializado para bebês que apresentam alterações de desenvolvimento, crianças e adolescentes com sequelas de síndromes neurológicas (que resultam, ou não, em alguma deficiência) ou que estejam passando por dificuldades emocionais e de aprendizagem. O atendimento também é realizado em adultos, principalmente aqueles em psicoterapia, ou que tenham outras necessidades evidenciadas. 

O atendimento no CDH é baseado na percepção do indivíduo como um todo e os profissionais buscam realizar intervenções clínicas que assegurem o desenvolvimento pessoal e a inclusão social.

A proposta clínica de interdisciplinaridade do CDH personaliza o atendimento e otimiza o resultado dos tratamentos.  

O CDH atende convênio e Particular

Rua Dr. Miguel Vieira Ferreira, 69 – Tatuapé

  • Agende seu horário:
  • Whatsapp (11) 99310-4988
  • Tel. (11) 2360-8900 - ramal 220

Atendimento por especialidade

Neuropsicologia

É a ciência que estuda a relação entre o comportamento humano e o funcionamento do cérebro. No CDH, a avaliação neuropsicológica consiste numa investigação detalhada das diferentes funções mentais como concentração, memória visual, memória verbal, capacidade de cálculo, planejamento, capacidade de abstração, habilidades viso-motoras, funções de linguagem e inteligência. 

O objetivo da avaliação neuropsicológica é mapear as possíveis alterações cognitivas e comportamentais associadas às diversas patologias que afetam o sistema nervoso central, e indicar a necessidade de um programa de reabilitação. Pode ser indicada em casos de traumatismo crânio encefálico (TCE) decorrente de acidentes, acidente vascular cerebral (AVC), doenças degenerativas (Doença de Alzheimer, Doença de Parkinson, Esclerose, etc.), distúrbios da memória e de atenção, distúrbios do desenvolvimento e da aprendizagem. É realizada em crianças, adultos e idosos.

Psicopedagogia

O psicopedagogo é um dos profissionais capazes de identificar e realizar o tratamento dos transtornos de aprendizagem. Também cabe a ele elaborar um plano de trabalho terapêutico individual, orientar a família e estabelecer parceria com a escola, visando o desenvolvimento global da aprendizagem. 

Estimular as habilidades cognitivas e ampliar o universo lúdico e criativo fazendo com que a criança ou o adolescente redescubra o prazer de aprender estão entre as competências desse profissional no CDH.

Os transtornos da aprendizagem, além interferir no desempenho escolar, também podem afetar a autoestima, a vida social e o relacionamento familiar da criança e do adolescente. Para esses casos, o atendimento interdisciplinar é indicado e eficaz.

Fisioterapia

A fisioterapia no CDH tem como objetivo tratar distúrbios neurológicos que envolvam as disfunções motoras. O profissional atua com foco na recuperação de funções como coordenação motora, força e equilíbrio, assim como na capacidade funcional, promovendo independência ao indivíduo.

O CDH também atende adultos e idosos. As sessões são individuais.

Psicologia

O atendimento psicológico é indicado nas dificuldades emocionais que causam sofrimento, impedindo o desenvolvimento pessoal e interferindo nas relações interpessoais. São eles: distúrbio de comportamento, dificuldade de relacionamento (interpessoal, familiar e/ou conjugal), ansiedade, depressão, estresse, autoestima, transtorno de humor, transtorno alimentar, pânico, fobias, luto e perdas.

A área da psicologia também faz avaliação psicológica, contribuindo com a elaboração do diagnóstico dentro da equipe interdisciplinar. Atende crianças, adolescentes e adultos em sessões individuais. Faz orientação à família e, sempre que necessário, à escola.

Serviços:

  • Psicodiagnóstico
  • Psicoterapia individual
  • Terapia de casal
  • Orientação familiar
Fonoaudiologia

Atua na prevenção, diagnóstico, orientação e tratamento da comunicação oral e escrita, audição, voz e motricidade oral. O atendimento é feito para todas as faixas etárias e as sessões são individuais, podendo ser realizadas em grupo, quando houver indicação.

No que se refere à motricidade oral, o fonoaudiólogo avalia a musculatura dos lábios, língua, bochechas e face e as funções a elas relacionadas – respiração, sucção, mastigação, deglutição e fala. 

Também é feito atendimento sobre aleitamento materno, com orientações sobre amamentação de recém-nascidos e bebês e introdução de alimentos pastosos e sólidos.

A fonoaudiologia também faz o diagnóstico e tratamento de transtornos como dificuldade de expressão, de compreensão, atraso na aquisição da linguagem, trocas na fala e na escrita. Atua na prevenção e detecção de perdas auditivas e alterações do processamento auditivo central que possam dificultar o desenvolvimento da comunicação. 

Problemas de rouquidão, alterações na qualidade vocal e fluência verbal também fazem parte dos cuidados realizados e acompanhados pelo fonoaudiólogo do CDH.

Terapia Ocupacional

O terapeuta ocupacional atua na prevenção e no tratamento de pessoas com alterações cognitivas, afetivas, perceptivas e psicomotoras decorrentes de doenças adquiridas, distúrbios genéticos ou traumáticos que possam afetar a realização de tarefas do cotidiano. 

Com recursos terapêuticos específicos, esse profissional promove a reabilitação das atividades do dia a dia como escovar os dentes, se alimentar, se vestir, praticar uma atividade física, entre outras. No CDH, o atendimento é individualizado, ou em grupo. 

O terapeuta ocupacional também avalia e pode prescrever e acompanhar o uso de tecnologias assistivas como adaptações de dispositivos, mobiliários, órteses e cadeira de rodas.

Estimulação Precoce

Para que possam atingir determinadas fases do desenvolvimento, algumas crianças precisam ser estimuladas. O objetivo da estimulação precoce é promover o desenvolvimento global da criança, respeitando seu ritmo e valorizando cada conquista. 

A estimulação precoce é indicada para bebês que apresentam algum distúrbio ou atraso no desenvolvimento. No CDH, os pais são recebidos e orientados quanto à forma de promover o desenvolvimento motor e sensorial da criança. 

As áreas profissionais envolvidas na estimulação precoce são a fonoaudiologia, fisioterapia e a terapia ocupacional.

  • Agende seu horário:
  • Whatsapp (11) 99310-4988
  • Tel. (11) 2360-8900 - ramal 220

Conheça nossos outros serviços 

Empresas

Alinhada com as boas práticas ESG, a AME é referência na prestação de serviços e consultoria para empresas públicas e privadas, contribuindo para a construção de ambientes sociais mais inclusivos

Comunicação Acessível

Oferece serviços como tradução simultânea de Libras (ICOM), janela de Libras, audiodescrição e closed caption para empresas

Educação Inclusiva

Suporte a escolas públicas e privadas, em todos os níveis do ensino, com profissionais especializados para acompanhar alunos com necessidades diversas, contribuindo para sua inclusão em todo o processo de aprendizagem 

Fale com a gente

(11) 2360 8900

ame@ame-sp.org.br

Atendimento de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h

Onde estamos

Rua Serra de Botucatu, 1.197 - Tatuapé

03317-001 - São Paulo

Politica de Privacidade
Fale com  o DPO

privacidade@ame-sp.org.br

Saiba como acessibilizar todos os canais de atendimento da sua empresa para surdos com a principal tecnologia assistiva online em Libras do mercado. 

Preencha o formulário abaixo e envie sua pergunta.

Entraremos em contato o mais breve possível!

Ao Preencher os campos abaixo, você automaticamente concorda com nossa política de privacidade de Dados.

 

Pular para o conteúdo