Escolha uma Página

Acontece – notícias de acessibilidade e inclusão

22/12/2020

Canais famosos do YouTube ganham recursos para pessoas com deficiência

Principal plataforma de vídeos da internet, o YouTube realizou uma ação para incluir recursos de áudiodescrição, tradução em LIBRAS e legendas em alguns dos canais mais populares do Brasil. A iniciativa, realizada por ocasião do Dia Internacional das Pessoas com Deficiência, celebrado em 3 de dezembro, vai fazer com que pessoas cegas, surdas e com outras limitações possam assistir aos conteúdos. Ao todo, 19 vídeos ganharam os recursos de acessibilidade, em canais famosos como Porta dos Fundos, Me Poupe, Nunca te Pedi Nada, Manual do Mundo, Desimpedidos, Nath Finanças, Drauzio Varella e Giovanna Ewbank. Para saber mais, clique aqui.



Brasileiros criam dispositivo sonoro que ajuda cegos a contar gotas de remédios

Desenvolvido há quatro anos por dois estudantes de engenharia da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), o produto deve chegar ao mercado até abril de 2021. O Ping, como foi batizado, é um dispositivo que, colocado sobre um copo, emite um bip sonoro a cada gota despejada no recipiente. Segundo a Contra, startup que agora trabalha nos ajustes finais da invenção, as primeiras unidades serão doadas ao Instituto dos Cegos da Paraíba. A empresa informou ainda que está em busca de investidores para ampliar a produção e oferecer o Ping ao resto do país. Saiba mais.


Vizinhos de menino surdo aprendem língua de sinais para se comunicar com ele

Uma rua inteira da cidade de Wuustwezel, em Flanders, na Bélgica, está aprendendo o idioma Flamengo de sinais para se comunicar com o pequeno Wout, de seis anos de idade. A criança nasceu surda e passou por uma série de intervenções médicas para tratar o problema, mas a comunicação por sinais continua sendo um diferencial importante no seu desenvolvimento. Depois que seus pais se familiarizam com o idioma, outros moradores se interessaram e também passaram a frequentar as aulas, oferecidas por um instituto belga de apoio aos surdos. Além de inspiradora, a história de Wout mostra como a inclusão é papel de todos que sonham em construir um mundo sem barreiras. Conheça aqui os detalhes do caso.  

Quer saber mais sobre o assunto?

Se você também sonha com um mundo sem barreiras, quer saber mais do que falamos ou conhecer o nosso trabalho ou implementar nossas tecnologias em sua empresa ou condomínio, mande uma mensagem.

Últimos posts

Skip to content
Close Bitnami banner
Bitnami