Acontece – notícias de acessibilidade e inclusão

08/12/2020

App gratuito vai ajudar crianças a se alfabetizar em Libras

Acaba de ser lançado no Brasil o StorySign, primeiro aplicativo gratuito de alfabetização para crianças surdas. Desenvolvido pela empresa de tecnologia Huawei, ele utiliza ferramentas de inteligência artificial e realidade aumentada para auxiliar os pequenos em suas experiências de leitura e alfabetização. Após o download para o smartphone ou tablet (iOS e Android), basta a criança apontar a câmera do aparelho para o livro impresso habilitado que o StorySign, por meio de um avatar, traduzirá cada palavra escrita para Libras. O app está disponível na Huawei AppGallery, App Store ou Google Play Store. Para saber mais, leia a reportagem do Estadão, neste link.



Proteção aos autistas agora é lei em São Paulo

Começou a valer na cidade de São Paulo, em 04 de novembro, uma lei que visa amparar os pacientes de autismo. De agora em diante, a cidade deverá tomar medidas para garantir, proteger e ampliar os direitos dos autistas, como a elaboração de campanhas para conscientizar a população e a implementação de programas para capacitar profissionais que prestam serviços a esses indivíduos. A nova lei também garante o direito da criança ou jovem de frequentar o ensino regular, sem excluir o atendimento especializado, quando necessário. Saiba mais.


Jovem italiano com deficiência leva inspiração às redes sociais

O italiano Sirio Persichetti, de apenas sete anos de idade, tem mostrado nas redes sociais que deficiência física não é empecilho para inspirar outras pessoas. Sirio tem tetraplegia espástica, um tipo de paralisia cerebral que afeta o movimento de três de seus membros e o impede de falar e se alimentar sozinho. Apesar das limitações, ele vem fazendo enorme sucesso em seu site e perfis no Facebook, Instagram e Twitter pela vivacidade e alegria com que realiza suas brincadeiras diárias. Valentina, sua mãe, diz que começou a publicar os vídeos com o cotidiano da criança para que sirvam de estímulo e exemplo a outras pessoas. “Queríamos contar a história da deficiência de uma maneira diferente; contar como ela é algo que não é fácil de enfrentar, mas que, se canalizada na direção certa, com a ajuda certa, pode fazer com que essas crianças desfrutem de algo que realmente podemos chamar de vida”, acredita. Para ler a íntegra da matéria, clique aqui.

Quer saber mais sobre o assunto?

Se você também sonha com um mundo sem barreiras, quer saber mais do que falamos ou conhecer o nosso trabalho ou implementar nossas tecnologias em sua empresa ou condomínio, mande uma mensagem.

Últimos posts

Skip to content
Close Bitnami banner
Bitnami