Filmes para pessoas com deficiência auditiva e visual

05/03/2021

Uma tecnologia pioneira desenvolvida no Brasil permitiu a criação da primeira plataforma digital a oferecer filmes acessíveis a pessoas com deficiência auditiva e visual. Com lançamento previsto para 15 de março, a PingPlay terá 100% do conteúdo com audiodescrição, legendas descritivas e libras –algo praticamente inexistente em outras ferramentas de entretenimento online. A novidade é um projeto da produtora de conteúdos acessíveis ETC Filmes, que atua em parceria com distribuidoras, produtoras e exibidoras de conteúdo audiovisual do país para atender uma parcela da população que corresponde a 23,9% dos brasileiros.

Mas, como funciona a tecnologia? A ETC Filmes colaborou na criação de um equipamento chamado ProAccess junto com a Riole, especialista na produção de ferramentas de áudio profissional e interpretação simultânea, que aparece como uma segunda tela. Em primeiro lugar, o usuário com deficiência visual recebe um rádio e um fone de ouvido. O ProAccess, então, capta ondas de infravermelho e, quando a pessoa entra na sala, pode se sentar onde quiser que a audiodescrição passa na tela automaticamente logo o filme comece. Já para indivíduos com deficiência auditiva, o equipamento funciona como uma tela de um celular. A cada visualização a pessoa paga um valor unitário, como se fosse um aluguel do filme. Para navegar na plataforma basta se cadastrar sem custo. Para saber mais, clique aqui.

Quer saber mais sobre o assunto?

Se você também sonha com um mundo sem barreiras, quer saber mais do que falamos ou conhecer o nosso trabalho ou implementar nossas tecnologias em sua empresa ou condomínio, mande uma mensagem.

Últimos posts

Skip to content
Close Bitnami banner
Bitnami