Novo curso ajuda profissionais de RH a adotar práticas inclusivas

11/02/2021

Com o objetivo de auxiliar os gestores de empresas públicas ou privadas no processo de contratação e desenvolvimento profissional de pessoas com deficiência, a Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência (SMPED) de São Paulo realiza, entre os dias 23 e 24 de fevereiro, das 10h30 às 12h, o curso online “Trabalho, direito de todos – Inclusão Profissional de Pessoas com Deficiência”.

A capacitação é voltada aos gestores de recursos humanos e da área de diversidade, bem como aos demais funcionários envolvidos em processos de inclusão. O objetivo é aprimorar os processos de contratação e desenvolvimento profissional dos colaboradores com deficiência, além de aumentar o foco sobre os programas corporativos de diversidade e inclusão e orientar a respeito de aspectos legais e práticas inclusivas.

Os assuntos abordados nas aulas online incluem legislação, conceitos, terminologias, tecnologia assistiva e o papel do Estado.  

Ferramenta de transformação e empoderamento

Além de movimentar a economia, a entrada de pessoas com deficiência no mercado de trabalho representa uma poderosa ferramenta de transformação, abrindo possibilidades de protagonismo em diversos setores. Essa tendência, inclusive, vem sendo impulsionada desde 1991 pela Lei de Cotas (Lei Federal nº 8.213). Pela legislação, empresas com cem ou mais funcionários devem destinar de 2% a 5% de seus postos de trabalho a pessoas com deficiência.

Pensando nisso, a SMPED tem realizado várias ações para ampliar a acessibilidade e os direitos das pessoas com deficiência, como o “Contrata SP”, feira de empregabilidade voltada à profissionais com deficiência, e o “Programa de Estágio para Estudantes com Deficiência”. “O trabalho significa dignidade e autoestima para as pessoas com deficiência. A partir da inclusão no mercado de trabalho, elas enxergam que são plenamente capazes de exercer funções no ambiente corporativo e na sociedade. Mas ainda temos muito a evoluir na prática para tornar essa política ainda mais efetiva” avalia Silvia Grecco, secretária municipal da Pessoa com Deficiência.

As inscrições podem ser feitas até o dia 19 de fevereiro por meio do link: http://bit.ly/capacitaçãotrabalho.

Quer saber mais sobre o assunto?

Se você também sonha com um mundo sem barreiras, quer saber mais do que falamos ou conhecer o nosso trabalho ou implementar nossas tecnologias em sua empresa ou condomínio, mande uma mensagem.

Últimos posts

Skip to content
Close Bitnami banner
Bitnami