Acontece – notícias de acessibilidade e inclusão

05/02/2021

Conheça o tênis que não precisa das mãos para ser calçado

A Nike acaba de lançar nos Estados Unidos o GO FlyEase Hands-Free, um tênis desenvolvido para facilitar a vida de pessoas com deficiência na hora de se vestirem. O modelo foi concebido com base em uma tecnologia que imita o movimento que as pessoas fazem ao tirar o sapato usando apenas os pés. Além disso, uma faixa elástica posicionada acima da base do tênis é responsável por mantê-lo “aberto” durante o momento de calçá-lo, e fechado quando ele estiver sendo usado. “O conceito original por trás desse sapato era dar apoio aos nossos atletas com deficiência. Mas, durante a sua criação, percebemos que ele era realmente universal”, conta um dos designers. O GO FlyEase Hands-Free deve chegar às lojas nos próximos meses e estará disponível em três cores diferentes. O preço será 120 dólares (cerca de 644 reais). Saiba mais


Inclusão digital em foco

A Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência abriu inscrições para cursos de inclusão digital para pessoas com deficiência. Gratuitos e em formato de ensino à distância (EaD), o seu objetivo é desmistificar o sentimento de medo e insegurança em acessar recursos tecnológicos. Dentro do módulo de inclusão digital, é possível se matricular em aulas de alfabetização digital, digitação, redes sociais e tecnologia assistiva voltada a pessoas com deficiência visual. A ação é realizada em parceria com o Centro de Tecnologia e Inovação e com o Serviço de Reabilitação Lucy Montoro, com o intuito de garantir maior autonomia e inclusão às pessoas com deficiência. Cada curso tem de seis a quinze horas de duração e as inscrições devem ser feitas por meio do link: http://bit.ly/CursosInclusaoDigital.


Patrimônio cultural brasileiro transforma-se em game inclusivo

Um novo jogo para celulares e tablets, Guardiães da Justiça 1.0, baseia-se no patrimônio histórico e cultural de Pernambuco para divertir crianças a partir de 4 anos de idade, além de pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA), deficiência intelectual, visual ou auditiva. Desenvolvido pelo Memorial de Justiça de Pernambuco (órgão do TJPE) em parceria com a Tangram Cultural, o game foi lançado em janeiro deste ano em versão trilíngue (português, inglês e libras – com recursos de inclusão e acessibilidade) e pode ser baixado gratuitamente em celulares e tablets nas lojas da Apple e do Google. No ambiente virtual, os jogadores são estimulados de forma lúdica a praticar ações de cidadania e educação patrimonial enquanto se deparam com personagens que apresentam temas como cangaço, escravidão, capoeira e frevo. “Um dos grandes atrativos do game é favorecer a inclusão de parcela da sociedade que não costuma ser contemplada com tantos recursos de acessibilidade comunicacional”, destaca Carlos Amaral, gestor do Memorial.  Leia mais aqui.

Quer saber mais sobre o assunto?

Se você também sonha com um mundo sem barreiras, quer saber mais do que falamos ou conhecer o nosso trabalho ou implementar nossas tecnologias em sua empresa ou condomínio, mande uma mensagem.

Últimos posts

Pular para o conteúdo