Novo app complementa programa LibreOffice com tradução para Libras em tempo real

14/05/2021

A funcionalidade é bastante importante para a comunidade de Libras, já que por regra eles usam a língua de sinais, e não a língua portuguesa

Pesquisadores do Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (Coppe/UFRJ) criaram um app que dá maior autonomia a pessoas com deficiência auditiva, tanto no estudo quanto no trabalho. A ferramenta foi projetada para auxiliar essa parcela da população a lidar com a suíte digital de escritório LibreOffice, uma alternativa gratuita aos programas de edição de texto, planilhas e apresentações de grandes empresas de tecnologia. “Basta o usuário passar o mouse sobre um ícone ou item de menu, ou mesmo de um sub-menu, para que apareça na extremidade inferior da tela uma pessoa dizendo, em Libras, o que é aquela funcionalidade. Dessa forma, o indivíduo passa a ter um intérprete de Libras à sua disposição”, afirmou Henrique Cukierman, professor do Programa de Engenharia de Sistemas e Computação (PESC) da Coppe, que coordenou o processo de desenvolvimento do software.

O aplicativo está disponível para os sistemas operacionais Microsoft Windows e Linux, com explicações em Libras e em português, e possui um formulário para contato com a comunidade de surdos, já que, devido à extensa quantidade de ícones existentes, nem todos foram traduzidos para Libras até o momento. Cukierman explica que o projeto aceita contribuições de quem quiser adicionar sinais para funcionalidades ainda não traduzidas para Libras ou mesmo para indicar regionalismos. “O aplicativo está aberto a contribuições externas tanto em termos de fornecimento de sinais, como também para compartilhar com a comunidade de LibreOffice”, diz o professor. A expectativa é que o nova tecnologia beneficie um universo de, pelo menos, 12 milhões de pessoas com deficiência auditiva (total ou parcial) no país, de acordo com o Censo 2010 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Quer saber mais sobre o assunto?

Se você também sonha com um mundo sem barreiras, quer saber mais do que falamos ou conhecer o nosso trabalho ou implementar nossas tecnologias em sua empresa ou condomínio, mande uma mensagem.

Últimos posts

Skip to content
Close Bitnami banner
Bitnami